PROPOSTA PEDAGÓGICA

Índice:

Capítulo I: Identificação da Instituição de Ensino

Capítulo II: Cursos Mantidos e Regime de Funcionamento

Capítulo III: Finalidades e Objetivos da Instituição

Capítulo IV: Finalidades e Objetivos da Educação

Capítulo V: Organização Curricular

Capítulo VI: Desenvolvimento e Implementação

Capítulo VII: Sistemática de EnsinoCapítulo VIII: Verificação do Rendimento Escolar

Capítulo I: Identificação da Instituição de Ensino:

A instituição de ensino se identifica como FACTO -Colégio e Curso, autorizado Resolução SEE Nº 3393 , 10 de novembro de 2006, mantido pela firma FACTO -Assessoria e Empreendimentos Educacionais Ltda., entidade jurídica de direito privado, registrada sob o nº 1624 do livro A –2 sob nº 2485, no Cartório do 1º Ofício de Niterói, inscrita no C.N.P.J. sob nº 04.126.912/0001-65 e sede na Rua Visconde do Rio Branco 463, 2º andar, Centro, Niterói, Estado do Rio de Janeiro; ministrando aulas para o Ensino Médio.

Capítulo II: Cursos Mantidos e Regime de Funcionamento Facto:

Tem sua atuação principal centrada na Educação Básica: no nível de Ensino Médio.

Outros cursos poderão ser criados, ou extintos os existentes, de acordo com a legislação vigente, a critério da Entidade Mantenedora, observadas as formalidades legais.

O FACTO funciona em regime de externato, com frequência mista em 2 turnos diurnos e um noturno, tendo aulas semanais e/ou nos fins de semana para cumprimento do conteúdo programático proposto.

Capítulo III: Finalidades e Objetivos da Instituição:

A educação básica no FACTO fundamenta-se na filosofia humanista científica visando ao desenvolvimento da criatividade, do espírito de responsabilidade social, da procura do equilíbrio entre os componentes intelectuais, éticos, afetivos e físicos da personalidade, ou seja, o desenvolvimento harmônico do educando, capacitando-o a integrar-se ao colégio, à família e à comunidade; tornando-o cada vez mais capaz de realizar julgamentos criteriosos, de assumir responsabilidades e assegurando assim, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.

Capítulo IV: Finalidades e Objetivos da Instituição:

Os princípios metodológicos selecionados pelo FACTO têm, por objetivo, no Ensino Médio:

 

-Buscar apoio nas considerações de teorias atuais que correspondem às nossas expectativas e são condizentes com a nossa realidade;

-Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

-Preparar o educando para o trabalho e a cidadania, de tal modo que o mesmo seja capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

 

Concebemos a educação como fator de mudança, renovação e progresso, por isso propomos um Plano Curricular como recurso de organização e fundamento de toda a ação educativa, que acompanha o processo de ensinar e aprender.

Um encaminhamento metodológico é eficaz à medida que integra o trabalho com o saber de maneira diversificada, isto é, permite a realização de atividades que possibilitam a vivência, pois, através desta, se dá a construção dos significados do conhecimento.

 

Para a realização dessa tarefa, há necessidade de comprometimento de todos os envolvidos no processo, a fim de que a escola atinja seus verdadeiros propósitos, ou seja, oferecer ao indivíduo a possibilidade de integrar-se ao meio, socializar-se e adquirir cultura, dentro dos princípios básicos de liberdade e respeito ao outro e de suas potencialidades.

 

Pensamos num currículo que sirva ao indivíduo e à Nação, pretendendo uma educação não apenas individualista, mas voltada para a realização do bem comum atendendo-se aos dispositivos legais, contidos nos pressupostos básicos das Leis Educacionais Vigentes no País.O currículo de cada conteúdo foi determinado pela compreensão mais fundamental que ele possa atingir, partindo dos princípios básicos que lhes dão estrutura.

 

Temos como objetivo da Educação, a socialização do saber, cabendo à escola identificar os elementos culturais para que haja transformação social, bem como a maneira de atingir essa meta.Compreendemos a escola como instituição responsável pela construção, transmissão e assimilação dos instrumentos de acesso ao saber elaborado, produzido coletiva e historicamente por toda a humanidade.

Capítulo V: Organização Curricular:

O Currículo do Ensino Médio do FACTO,apresenta o exigido pela base comum nacional e pela LDB 9394/96, sendo complementado por uma parte diversificada, dentro das possibilidades da instituição, em função das características de um centro urbano, onde se localiza o estabelecimento.

 

O Currículo abrange o estudo das matrizes curriculares dividida em três áreas de conhecimento: , Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

O ensino das artes será ministrado nos diversos níveis da educação, principalmente no 1°ano do EM, a fim de promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

 

Na parte diversificada será incluído o ensino de Língua Estrangeira Moderna com aulas de inglês e espanhol.

 

A promoção de atividades desportivas de Educação Física será feita juntamente com a Academia Desportiva conveniada a instituição, onde o aluno apresentará seu Atestado de Saúde comprovando que está apto a desenvolver atividades físicas e motoras. Caso o atestado indique que o aluno não está apto a realizar tais atividades, a Educação Física será ministrada com aulas teóricas.

 

Estarão sempre presentes a orientação de valores fundamentais ao interesse social, tais como: deveres e direitos dos cidadãos e respeito ao bem comum e à ordem democrática.O fórum maior para tais orientações ocorrerá durante as aulas de Filosofia e Sociologia.

Capítulo VI: Desenvolvimento e Implementação:

O FACTO propõe para cumprimento desta Proposta Pedagógica, as matrizes curriculares, que serão desenvolvidas pela equipe de docentes e coordenadas pela Coordenação Pedagógica.

Para que este desenvolvimento atinja às necessidades peculiares da clientela atendida, a equipe de docentes elaborou, juntamente com a Coordenação, propostas para a implementação destes conteúdos, tomando como base temas transversais para cada série do Ensino Médio com objetivo de englobar as propostas sugeridas pelos PCN (parâmetros Curriculares Nacionais) e o atual ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A implementação destes temas é feita de acordo com a maturidade e os pré-requisitos cabíveis a cada série do Ensino Médio.

Além disto, os mesmos são selecionados em função das realidades e atualidades vigentes no País e no mundo.

Capítulo VII: Sistemática de Ensino:

Visando os benefícios de caráter educativo, ético e formativo dos alunos, o FACTO se propõe a formar turmas homogêneas onde a compreensão e o diálogo são utilizados como meio de entendimento, que deverão ser amadurecidos com o decorrer do(s) ano(s) letivo(s). Para alunos que destoem da homogeneidade do grupo, o FACTO se propõe a acompanhar o mesmo cuidadosamente, com o auxílio dos responsáveis, buscando a integração deste aluno na comunidade.

Além disso, para alunos onde o FACTO não traga benefícios, será proposto um acompanhamento com profissional que atue na área específica para o caso, visando a solução do mesmo e a reintegração do aluno na comunidade.

Capítulo VIII: Verificação do Rendimento Escolar:

O registro das avaliações no Ensino Médio do FACTO, é feito pelo sistema de notas na escala de zero a dez, registrados em três períodos.

A média anual é obtida através da média aritmética das notas trimestrais.

A média aritmética é calculada pela soma das notas trimestrais, dividindo a mesma por três. A recuperação é oferecida sob duas formas: paralela, sob a orientação do próprio professor, ao longo do ano, e final, ao término do ano letivo.

Para classificação do aluno por formação, aprovado para série seguinte, é exigida a nota mínima 6 (seis) como média anual ou na recuperação final e o mínimo obrigatório de freqüência de 75% (setenta e cinco por cento) das horas letivas previstas para a série cursada pelo aluno.

A classificação em qualquer série do Ensino Médio, pode também ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

O FACTO se propõe a avaliar e definir o grau de desenvolvimento e experiência do candidato visando sua inserção na série adequada, através de entrevista e avaliações previamente agendadas.

Para alunos que necessitem de adaptações, estas serão feitas nas disciplinas do plano curricular do Ensino Médio propostas pelo FACTO que estejam ausentes no currículo de origem do aluno.

As adaptações serão acompanhadas pelos professores das disciplinas em questão, cabendo aos mesmos avaliar o grau do desenvolvimento do aluno em função do conteúdo programático proposto e do Regimento Escolar.

Nas adaptações de aluno proveniente do estrangeiro, fica estabelecido a exigência do conhecimento mínimo da Língua Portuguesa e a familiaridade com os problemas brasileiros através de conhecimentos sobre História e Geografia.

O sistema de avaliação do FACTO admite, também a progressão parcial - promoção por dependência - em um máximo de 2 (DUAS) disciplinas.

A dependência caracteriza-se pela flexibilidade de modo a atender às diferenças individuais e utiliza técnicas diversas adequadas a cada caso, sob supervisão da Orientação Pedagógica.

Capítulo IX: Considerações Finais:

Esta Proposta Pedagógica pode ser alterada, sempre que o aperfeiçoamento do processo educativo exigir.

Os casos omissos nesta Proposta Pedagógica são resolvidos pela Direção do FACTO ou pela autoridade competente, nos termos da lei.

Especificação do Espaço Físico e das Instalações:

O FACTO possui capacidade física para atender 115 (cento e quinze) alunos em cada um dos três turnos, totalizando 345 (trezentos e quarenta e cinco) alunos, conforme especificações a seguir:

Sala2: 38M

Sala3: 19M

30 ALUNOS

15 ALUNOS

O FACTO apresenta sua sede em quatro blocos: salas de aula, administração, sanitários e áreas de circulação, descriminados abaixo:

* As salas de aula são arejadas possuindo luz natural e artificial além de ventiladores para maior conforto dos alunos.

* A administração é composta por: secretaria, sala de professores e sala de direção, possuindo computador para serviços internos.

Grade curricular para o Ensino Médio:

A matriz curricular mínima oferecida pelo FACTO é mostrada a seguir:

Sala1: 88M

2

70 ALUNOS

2

2

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