Sistemática de Ensino:

Visando os benefícios de caráter educativo, ético e formativo dos alunos, o FACTO se propõe a formar turmas homogêneas onde a compreensão e o diálogo são utilizados como meio de entendimento, que deverão ser amadurecidos com o decorrer do(s) ano(s) letivo(s).

Para alunos que destoem da homogeneidade do grupo, o FACTO se propõe a acompanhar o mesmo cuidadosamente, com o auxílio dos responsáveis, buscando a integração deste aluno na comunidade.

Além disso, para alunos onde o FACTO não traga benefícios, será proposto um acompanhamento com profissional que atue na área específica para o caso, visando a solução do mesmo e a reintegração do aluno na comunidade.

Verificação do Rendimento Escolar:

O registro das avaliações no Ensino Médio do FACTO, é feito pelo sistema de notas na escala de zero a dez, registrados em três períodos.

A média anual é obtida através da média aritmética das notas trimestrais.

A recuperação é oferecida sob duas formas:paralela, sob a orientação do próprio professor, ao longo do ano, e final, ao término do ano letivo.

Da Seguinte Forma:

1.As avaliações:-O ano letivo está dividido em três períodos nos quais o aluno realizará no mínimo duas avaliações por disciplina.

As datas destas avaliações constam no calendário escolar , assim como as datas das 2ª chamadas.

Para a realização de 2ª chamada, o responsável deverá solicitar e justificar a mesma junto à coordenação, no máximo 48 horas após a data da avaliação perdida.

2.A recuperação paralela:

-Ao final de cada período, o aluno que não tenha alcançado a média mínima de 6 (seis) em qualquer disciplina, deverá recuperá-la no período seguinte; ou seja, a média do 2º período poderá substituir a do 1º período (com reprovação) e a do 3º período poderá substituir a do 2º período (em recuperação) até o valor máximo de 6,0 (seis), tendo em vista que os componentes curriculares são acumulativos ao longo do ano letivo.

3.A recuperação final:

-Ao final do 3º período, o aluno que não tenha alcançado a média mínima 6,0 (seis), em no máximo três disciplinas, realizará o período de recuperação final,previsto no Calendário Escolar.

4.A aprovação:

-Ao término do ano letivo, concluído o período de recuperação final para os alunos que necessitarem, serão considerados aprovados os alunos que tenham no mínimo 75% de frequência e tenham obtido média mínima de 6 (seis) em cada uma das disciplinas.

Para classificação do aluno por formação, aprovado para série seguinte, é exigida a nota mínima 6 (seis) como média anual ou na recuperação final e o mínimo obrigatório de freqüência de 75% (setenta e cinco por cento) das horas letivas previstas para a série cursada pelo aluno.

A classificação em qualquer série do Ensino Médio, pode também ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

O FACTO se propõe a avaliar e definir o grau de desenvolvimento e experiência do candidato visando sua inserção na série adequada, através de entrevista e avaliações previamente agendadas.

Para alunos que necessitem de adaptações,estas serão feitas nas disciplinas do plano curricular do Ensino Médio propostas pelo FACTO que estejam ausentes no currículo de origem do aluno.

As adaptações serão acompanhadas pelos professores das disciplinas em questão, cabendo aos mesmos avaliar o grau do desenvolvimento do aluno em função do conteúdo programático proposto e do Regimento Escolar.

Nas adaptações de aluno proveniente do estrangeiro, fica estabelecido a exigência do conhecimento mínimo da Língua Portuguesa e a familiaridade com os problemas brasileiros através de conhecimentos sobre História e Geografia.

O sistema de avaliação do FACTO admite, também a progressão parcial-promoção pordependência - em um máximo de 2 (DUAS) disciplinas.

A dependência caracteriza-se pela flexibilidade de modo a atender às diferenças individuais e utiliza técnicas diversas adequadas a cada caso, sob supervisão da Orientação Pedagógica.

© 2019 Colégio e Curso Facto.